O nervo óptico é semelhante a um cabo elétrico, contendo uma quantidade enorme de fios. O glaucoma pode danificar as fibras dos nervos, fazendo assim com que se desenvolvam pontos cegos. Muitas vezes as pessoas só percebem estas áreas cegas depois do nervo óptico já ter sofrido danos irreversíveis. Se todo o nervo for destruído, ocorre a cegueira.
Medicamentos
O glaucoma costuma ser controlado por meio de colírios, aplicados várias vezes ao dia, podendo estar associados a outros medicamentos. Os medicamentos contra glaucoma podem ter efeitos colaterais.
Tratamento a laser
O tratamento a laser pode ser eficaz para diferentes tipos de glaucoma. Costuma-se empregar o laser de duas maneiras:
- No glaucoma de ângulo aberto onde o próprio dreno é tratado. O laser aumenta o dreno para facilitar o escoamento do humor aquoso e controlar a pressão ocular. Esse processo é chamado de trabeculoplastia.
- No glaucoma de ângulo fechado, o laser cria uma abertura na íris para melhorar o fluxo de humor aquoso para o dreno. Esse processo é a iridotomia.
Cirurgia do Glaucoma
Quando a cirurgia se faz necessária para controlar o glaucoma, um novo canal de drenagem é criado a fim de permitir o fluxo adequado do humor aquoso. Essa cirurgia é denominada trabeculectomia.
O tratamento do glaucoma requer dedicação total do paciente no uso adequado dos medicamentos e em seguir corretamente as orientações médicas.