Clínica de oftalmologia em Fortaleza, especializada e com centro cirúrgico próprio para cirurgias de catarata, miopia, astigmatismo, ceratocone | Dr. Aécio Dias CRM 7264

Instituto da Visão do Ceará

Cirurgia de Catarata

cirurgia-catarata

O tratamento disponível e reconhecido cientificamente para a catarata é, sem dúvida, a intervenção cirúrgica para a remoção do cristalino opaco. O cristalino é uma lente natural, que pode ser retirado por facoemulsificação (um aparelho que usa ultra-som para triturar e aspirar o cristalino), que tem a vantagem de exigir corte menor e ausência de suturas. Deve-se colocar uma outra lente no lugar para evitar que o paciente seja obrigado a utilizar óculos de grau. O objetivo da cirurgia – simples, rápida e sob anestesia local – é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recuperará a função perdida.

[ Atualização: O Instituto da Visão do Ceará utiliza o CENTURION VISION SYSTEMS, a mais nova tecnologia para cirurgia de catarata no mundo, que veio para substituir o amplamente conhecido INFINITY. A mudança permite resultados ainda melhores e otimizados.]

Tipos de lentes

Vários tipos de lentes estão disponíveis para a implantação. Atualmente, a mais utilizada é a dobrável, que torna o procedimento ainda mais rápido e seguro. Na maioria das vezes dispensa pontos cirurgicos. Há ainda as lentes bifocais, extremamente práticas, pois permitem melhora da acuidade visual tanto de longe como de perto.

Lentes Multifocais
É o método cirúrgico mais utilizado em todo o mundo e com excelentes resultados no tratamento da catarata é a remoção do cristalino por meio de tecnologia de ultrasom e implante de lente intra-ocular dobrável. Até agora, as lentes mais usadas nesses implantes foram as monofocais, que apresentam eficiente correção da visão de longe. Entretanto, elas obrigam os pacientes, na maioria dos casos, a recorrerem ao auxílio de óculos na visão de perto, principalmente para a leitura. Visando corrigir esse problema, as Lentes Intra-Oculares Multifocais são a novidade no mercado brasileiro.

Como funciona?
Ao passar pela lente intra-ocular monofocal, a luz sofre convergência e faz o foco uniformemente na retina, proporcionando boa visão para longe. Já na lente intra-ocular multifocal, os raios luminosos são divididos de forma a proporcionarem foco na retina e antes dela, o que possibilita enxergar bem tanto de longe quanto de perto. Como os focos são simultâneos, a imagem projetada será de acordo com a necessidade do paciente, sem sobreposição de imagem ou visão dupla.

Quem são os candidatos para a lente multifocal?
Os perfis mais adequados para usufruírem dessa nova tecnologia são os portadores de catarata, miopia ou hipermetropia, com baixo grau de astigmatismo, e que não queiram ficar dependentes de óculos para a visão de perto.

——

Tecnologia

A catarata é removida por meio da facoemulsificação ou cirurgia com pequena incisão. Usando, apenas, anestesia tópica (colírios) faz-se uma incisão em degrau de cerca de 2,2 mm na esclera (parte branca do olho) ou na córnea clara (logo acima da área onde a córnea encontra a esclera) . Com o ultra-som, a catarata é fracionada em partículas microscópicas aspirada. Em seguida, para compensar a remoção do cristalino, é implantada uma lente intra-ocular (LIO). A incisão em degrau faz com que o olho permaneça completamente selado pela pressão natural externa.

centurion-vision-system

O Facoemulsificador (CENTURION VISION SYSTEM, ALCON) é a última geração e veio para substituir o INFINITY, também da Alcon. Ele foi desenvolvido com tecnologia ultrassônica que proporciona menor tempo da cirurgia, menor incisão cirúrgica, menos pontos e possibilidade de colocar lentes intra-oculares dobráveis.

Auxilia a extração da catarata, que é fragmentada em pequenos pedaços e, ao mesmo tempo aspirada, mantendo o olho sempre com pressão adequada através de um mecanismo de irrigação contínua.

 

Benefícios

A anestesia tópica e a incisão auto-selante trouxeram a cirurgia de catarata a um nível mais alto. Com o colírio anestésico não há necessidade da dolorosa injeção de anestesia, a qual retarda a restauração da visão e pode causar inchaço e descoloração da pele. Muitos pacientes são capazes de ver nitidamente logo após a cirurgia. Atualmente, na maioria dos casos, é possível retornar às atividades como ler e dirigir, em curto espaço de tempo.

 

Pré-Operatório

Para a cirurgia de catarata são realizados exames pré-operatórios, os quais vão determinar o grau da lente intra-ocular para implante bem como a melhor técnica a ser escolhida para essa cirurgia. Os resultados cirúrgicos geralmente são muito bem-sucedidos e no pós-operatório faz-se acompanhamento prolongado, uso de medicamentos específicos e se necessário lentes refrativas.

 

Pós-Operatório

As pessoas têm diferentes períodos de recuperação, mas de acordo com a Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa (EUA), 98% dos pacientes apresentam melhora da visão após a cirurgia. Uma visão melhor do que os pacientes tinham, antes de desenvolverem a catarata. Uma vez removida, a catarata não voltará.

 

Recomendações:

– Não use colírios, especialmente os que contém corticóides, sem recomendação médica e respeite o prazo determinado pelo médico para aplicação do medicamento;

– Procure um oftalmologista imediatamente se notar qualquer inflamação ou sofrer algum trauma na região dos olhos;

– Consulte também o oftalmologista sempre que notar alguma alteração visual. A evolução da catarata é lenta, pode ocorrer primeiro em um dos olhos e a pessoa vai se acostumando com a perda progressiva da visão;

 

Não tenha medo da cirurgia. Os resultados são animadores e a recuperação, muito rápida.

 

 

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS:

 

Microscópio Cirurgico (Leica 822)

img-leica-822Com o uso dos mais sofisticados equipamentos como os biômetros Ultrascan e o IOL Master da Zeiss, a necessidade de óculos ficou muito reduzida pela exatidão do cálculo do grau da lente intra-ocular. Para se conseguir a cirurgia perfeita no consultório do Dr. Aécio Dias dispõe do Facoemulsificador Infiniti e do Microscópio Cirúrgico LEICA 822. Estas máquinas pela sua modernidade permitem maior segurança e melhores resultados na cirurgia da catarata. A incisão em degrau faz com que o olho permaneça completamente selado pela pressão natural externa.

 

Facoemulsificador (CENTURION VISION SYSTEMS, ALCON)

Desenvolvido com tecnologia ultrassônica que proporciona menor tempo da cirurgia, menor incisão cirúrgica, menos pontos e possibilidade de colocar lentes intra-oculares dobráveis. Auxilia a extração da catarata, que é fragmentada em pequenos pedaços e, ao mesmo tempo aspirada, mantendo o olho sempre com pressão adequada através de um mecanismo de irrigação contínua.

 

IOL Master (ZEISS System)

É um biômetro de não contato, que utiliza tecnologia de interferometria parcial da coerência óptica. Realiza exames de Biometria a laser. Dois feixes de laser de diodo são emitidos ao longo do eixo visual, incidindo sobre a superfície da córnea e sobre a retina, efetuando medidas do comprimento axial, ceratometria, profundidade da câmara anterior, medidas branco a branco. Tem maior precisão de medidas biométricas.

 

Indicado para Biometria pré-cirurgia de facectomia com implante de lente intra-ocular; Biometria em olhos preenchidos por óleo de silicone; Altas miopias com estafiloma posterior e Pré-operatório de transplante de córnea e doenças da retina. Cálculo por interferometria, mais preciso, do grau da lente intra-ocular a ser implantada na cirurgia da catarata.

Conheça nossa área de cirurgias Veja todos os posts dessa categoria Acesse as Perguntas Frequentes